Escovas de dente biodegradáveis e ecologicamente corretas

Se você seguir as recomendações dos dentistas, trocará de escovas de dentes (aproximadamente) a cada 3 meses. Isso significa 4 escovas por ano (por pessoa). Agora pense na população mundia: 7,6 bilhões de pessoas (dado de 2017). Quantas escovas de dentes feitas de plástico são descartadas anualmente no mundo? E em uma década? Em cem anos? Todo esse lixo tem que ir para algum lugar, certo?

Sabidamente, o plástico demora muitos anos para se decompor (por volta de 450 anos) e boa parte dele não é reciclado e acaba em lixões ou nos oceanos.
Foi então que, ao encontrar um monte de plástico no mar da Califórnia, um norte-americano decidiu criar a Giving Brush, que vende alternativas sustentáveis ao plástico. A empresa entrega escovas de dentes e canudos feitos de bambu, e tem uma estratégia diferente para divulgar a alternativa: envia os itens de graça, cobrando apenas o frete. Cada pedido pode incluir até 20 unidades gratuitas e acompanhar outros produtos da Giving Brush (cujo nome significa literalmente “Dando Escovas”). O custo do envio para o Brasil é de cerca de 6 dólares, ou algo próximo de 25 reais, na cotação atual.
A utilização do bambu é justificada pela rapidez com que ele se desenvolve, por dispensar o uso de pesticidas e por ser um material antimicrobiano, o que evita a proliferação de fungos e bactérias durante o período de uso.
A empresa ressalta também que o bambu, da variedade mossô, não é da que os pandas costumam se alimentar. Como o bambu é biodegradável, basta separar as cerdas, feitas de nylon reciclável, e enterrar o que sobrar que em cerca de dois meses a escova terá se decomposto.

Quem sabe num futuro próximo até as cerdas passarão de recicláveis para biodegradáveis?!
Vale a pena torcer por isso, mas já é uma linda e promissora iniciativa para cuidar do no Planeta Terra! 🙂