Recomendações para pacientes bruxômanos / bruxistas

Bruxismo é uma desordem funcional, desencadeada principalmente por estresse e ansiedade, caracterizada pelo ranger e/ou apertar dos dentes durante o sono e/ou em vigília. Pode provocar desgaste dental, fraturas e trincas. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, no disco articular e na articulação da mandíbula (ATM), além de dores.

Siga os passos da terapia abaixo:

1) Use a placa miorrelante (“placa de bruxismo”) todas as noites para que a sua musculatura esteja mais relaxada com o músculo na posição mais fisiológica, que é com os dentes desencostados. Mas não use a placa em período integral.

2) Baixe o aplicativo Desencoste Seus Dentes gratuitamente ( apple e ios) para ter a real noção da frequência de momentos de apertamento/rangedura dentais em estado de vigília (acordado).

3) Evite mascar chicletes, um indivíduo bruxista não deve submeter a musculatura a esforços mastigatórios desnecessários.

4) Faça todas as noites o exercício de relaxamento muscular que lhe foi ensinado na consulta.

5) Faça compressas mornas na região do masseter e a massagem que lhe foi ensinada na consulta em situações de crise.

O Bruxismo não tem cura, mas há diversas medidas que podem ajudar a administrar estresse e ansiedade e também evitar danos aos dentes e a ATM.

6) Aposte em um hobbie (pintura, artes plásticas, canto, violão, piano, crochê, etc); pratique um esporte ou pelo menos faça alguma atividade física regular ( 3x de 30 minutos por semana pelo menos) para ter liberação de endorfina (a endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. A produção e liberação da endorfina pela glândula hipófise acontece durante e após a atividade física).

7) O Botox pode ajudar! A toxina botulínica para tratamentos estéticos de prevenção de rugas e marcas de expressões, vem se destacando na Odontologia por possuir efeitos terapêuticos em pacientes que apresentam quadro de dor e desconforto na região da ATM ( articulação temporomandibular); disfunções mandibulares, cefaleias etc. O Botox é a marca comercial mais conhecida, é um bloqueador neuromuscular, ou seja, interrompe a comunicação entre o músculo e o nervo, temporariamente, fazendo com que o músculo diminua a intensidade de contração muscular, proporcionando melhora na rigidez da musculatura e promovendo um alívio significativo da dor, pois com menor intensidade , frequência e duração das contrações musculares se tem melhora nos episódios de dores. O efeito da aplicação da toxina começa a aparecer em 48 horas e tem seu pico após 15 dias. O resultado da aplicação não é permanente. Perde-se seu efeito por volta de 3 a 4 meses depois da aplicação e, deve ser realizada nova aplicação após 6 meses. A aplicação da toxina botulínica não é a cura do bruxismo, apenas ajuda no controle do transtorno e minimiza danos, de quebras e desgastes dentais. O tratamento deve ser usado para reduzir a força de contração muscular, aliado a placa de mordida e a correção da mordida com ortodontia.

Saiba mais em www.patricialascasas.com.br
Texto de autoria de Patrícia Las Casas